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quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Alongamento


Boa parte da falta e saúde é causada diretamente pela falta de atividade física, o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo a vida toda.


É um importante elo entre a vida sedentária e a vida ativa. Mantem os músculos flexíveis, preparam-nos para o movimento e ajudam-nos a concretizar a transição diária da inatividade para atividade sem tensões indevidas.

O alongamento antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns como: distensões da canela ou inflamações do tendão de Aquiles, ombros, cotovelos e joelhos.

Fáceis de fazer e benéfico a saúde, mas quando realizados de forma correta; na forma incorreta podem na realidade fazer mal. A forma correta não causa dor, pois a dor é uma indicação de que alguma coisa está errada.

Feitos sob medida, segundo sua estrutura muscular, flexibilidade e segundo os diversos níveis de tensão. O objetivo é a redução de tenção muscular, o que em decorrência promove movimentos mais soltos e não um esforço concentrado.

Às sensações sutis e revigorante dos alongamentos permitem entrar em sintonia com os nossos músculos; é uma atividade completamente ajustável à pessoa, necessário que se pratique devagar, dando ao corpo e a mente tempo de se acostumar ás tenções da atividade física.

Observe os animais; o gato e o cachorro instintivamente sabem como alongar-se.

Quando fazer:
 - De manhã: antes de começar o dia.
 - No trabalho: para aliviar as tensões, depois que ficar muito tempo sentado ou de pé.

Benefícios:
 - Redução de tensões musculares, sensação de um corpo mais relaxado.
 - Coordenação, os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis.
 - Prevenção de lesões ou distensões musculares.
 - Desenvolve a consciência corporal, você aprende a conhecer seu corpo.
 - Libera os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
 - Ativa a circulação.

ATENÇÃO:
Caso tenha sofrido de algum problema físico ou se tiver passado por alguma cirurgia principalmente nas articulações e músculos, consulte um médico antes de dar início a um programa de exercícios ou alongamentos.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Nariz


O nariz possui várias funções importantes.

Quando respiramos pelo nariz e não pela boca, as fossas nasais filtram a sujeira evitando que ela chegue aos pulmões.
Também controla a temperatura do ar, sem essa ação reguladora temperaturas extremas podem lesar os pulmões, deixando-nos vulneráveis a doenças no aparelho respiratório.
Massagear o nariz fortalece o controle da temperatura, estimula os órgãos (intestino grosso, estomago e aumenta a secreção hormonal).


- Quando pouco saudável afeta a personalidade, debilitado geralmente se infecciona e com isso grande quantidade de muco pode vazar para as fossas nasais. Afeta a voz.
- Porém quando saudável pode ajudá-lo a ter uma boa energia, aumenta o fluxo de energia, melhora a circulação na região nasal.

Massagem:

Narinas – alargue as narinas, introduza o dedo polegar e o dedo indicador nas narinas movimentando-os para a direita e para a esquerda, para cima e para baixo. Melhorar a passagem de ar para os pulmões, além de ajudar na cura de problemas nasais e na correção do sentido do olfato.

Extremidade superior, meio e laterais:
Superior – utilize o dedo polegar e o dedo indicador, beliscando por várias vezes. Inspire e expire lentamente.  Desobstrui as 
fossas nasais.


Meio – utilize o dedo polegar e o dedo médio, bem sobre o osso que desliza o nariz, também utilize o dedo indicador sobre a extremidade superior. Inspire e pressione delicadamente. Aumente a concentração e acalma a mente.

Laterais – utilize os dedos indicadores, massageie para cima e para baixo devagar até sentir a região aquecida. Resolve problemas de fossas nasais obstruídas (nariz entupido).


Fonte: pesquisa das obras Mestre Mantak Chia
Desenhos: Juan Li

terça-feira, 2 de maio de 2017

Do-In


Do-In significa em japonês:  “o caminho de casa”; casa é o corpo, morada do espírito e energia da vida.

Através da massagem a pessoa consegue resultados em si mesmo ao massagear seus próprios centros de captação sem depender de outra pessoa.

Uma boa saúde reside em uma perfeita captação de energia vital (Ki); quando a desequilíbrio o organismo perde suas defesas contra a invasão de vírus e outros agentes externos.

É necessário ativar os pontos dos meridianos para restabelecer o fluxo alterado, o equilíbrio do corpo e a saúde.
Massageando e pressionado profundamente e contínua utilizando a polpa dos polegares, a energia estagnada circulará novamente.


A técnica faz estimular esses pontos em que a energia está bloqueada para liberá-la, o resultado é a harmonia corporal que pode ser sentida através da sensação de bem-estar.
A prática é indispensável a todos aqueles que desejam melhorar suas funções orgânicas, físicas e energéticas.


Mantem a saúde, harmonia, vitalidade, paz e felicidade por dentro e por fora. 
As séries de fricções, leves pancadas e suaves massagens demonstram que são muito mais do que simples exercícios físicos.

Benefícios:
- Eliminação do cansaço causado por tensões e doenças;
- Ajuda a manter o equilíbrio e o fluxo da energia;
- Combate ao estresse, com melhora do humor;
- Fortalecimento do sistema de defesa do organismo;
- Redução ou eliminação dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) 

Um exemplo de um ponto que facilita o seu dia a dia:









Diferença: Shiatsu e Do-In
O Shiatsu é a aplicação da massagem no outro e o Do-In é a auto-massagem.
Ambas as técnicas utilizam as mãos pressionando os pontos de energia do corpo. 


Importante:
Só faça a auto-massagem quando aprender a técnica.
É recomendado submeter-se aos cuidados de um especialista.
Observações: evitar o tratamento logo após as refeições, nos casos de problemas cardíacos graves, massagem abdominal durante a gravidez e em áreas onde existam contusões, varizes e inflamações.

sábado, 1 de abril de 2017

Massagem Ocular

Helix Nebula NGC7283 - Eye of God
Fonte: Image Lab

Por estarem ligados a todo o sistema nervoso, os olhos têm uma importância especial.

A massagem remove a tensão dos órgãos vitais. 
Hoje utilizamos mais a visão do que no passado (ler, ver televisão, celular, aparelhos eletrônicos). Isso desgasta bastante a visão e também facilita o escape de energia.


Fazer exercícios e massagear os olhos alivia o cansaço e os mantem sempre saudáveis, além de:

- Relaxa os músculos, estimula o fluxo sanguíneo, fornecendo oxigênio e nutrientes vitais, além de melhorar a circulação da região.

- Ajuda a manter a saúde e beleza dos olhos, uma das áreas mais sensíveis e importantes do corpo.

- Podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer momento, e também podem ajudar você a se concentrar melhor quando está trabalhando.


Massagem para o globo ocular e região:

- Feche os olhos, utilize as pontas dos dedos para massagear delicadamente os globos oculares por cima das pálpebras. Suavemente em movimentos circulares no sentido “horário” e “anti-horário”. De 6 a 9 vezes.

- Na sequência massageie, com muita delicadeza, a região em torno das pálpebras, na mesma quantidade do exercício anterior.

- Pressionar suavemente o globo ocular exercita os órgãos, os sentidos, as glândulas e o cérebro.


Os olhos possuem muitos músculos que não se exercitam muito e assim ficam fracos contribuindo para uma visão deficiente.

Realizar essa massagem sempre que seus olhos estiverem cansados, pode ajudar e muito a preservar sua visão.


Observação: Caso utilize lentes de contato, lembre-se de “tirá-las” antes de fazer os exercícios.