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sexta-feira, 1 de abril de 2016

Hérnia de disco


Quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal.  Problema mais comum na região lombar e cervical são áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.


São estruturas em formato de anel ou discos que estão localizadas entre as vértebras que formam a coluna espinhal, constituídos por tecido cartilaginoso e elástico e tem como principal função evitar o atrito entre uma vértebra e outra.

O disco intervertebral atua como um estabilizador da coluna, portanto, ele fica localizado entre duas vértebras situadas na coluna vertebral.
Desgaste desses discos é causado pelo seu uso repetitivo e também pelo tempo é a principal causa de uma hérnia de disco, mas forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo pode ser um desencadeador deste problema.

Na hérnia de disco parte de um disco sai de sua posição normal e passa a comprimir as raízes dos nervos, causando pressão sobre elas e consequentemente a dor.

Prevenção: Não carregar bolsas ou mochilas pesadas, atentar na postura errada, não se acomodar na cadeira, não dirigir muito, ter sobrepeso ou levar uma vida sedentária.

Evitar:
- Sedentarismo prejudica os ossos e as articulações
- Atentar-se com a sua postura. Para prevenção dos incômodos é manter o alinhamento do corpo. 
- Usar saltos altos com frequência, pois eles aumentam a curvatura natural da coluna lombar, gerando uma hiperlordose. (a coluna possui curvaturas por toda a sua extensão desde a sua região cervical até a lombar “desvios”).
- Manter o peso ideal; o excesso de peso causa uma sobrecarga na coluna.
- O tabagismo; porque ele provoca a diminuição dos vasos que nutrem o disco intervertebral.
- Movimentos repetitivos com sobrecarga de flexão e extensão da coluna, pois podem provocar lesões na região lombar.
- Movimentos bruscos ou de maior impacto pode voltar a lesar de novo e a dor ser tão grande ou maior.

Importante:
Alongamento: as atividades de alongamento são essenciais para a prevenção e tratamento de dores nas costas. Ajudam a manter os músculos e os ligamentos mais flexíveis. Outra vantagem é que o alongamento diminui o estresse nas articulações e melhorar o fluxo de sangue e de nutrientes em todo o corpo.
Estimular e fortalecer a musculatura, pois é dela que depende a saúde do nosso esqueleto. Mas é preciso ter cuidado e muita disciplina.
No trabalho: levantar de hora em hora para não ficar todo o tempo sentado. Apoiar a coluna no encosto da cadeira e os pés no chão. Quando carregar algum peso não exagerar. 
Os exercícios mais indicados são: caminhadas, natação, academia (com restrição a alguns exercícios que podem sobrecarregar os discos).


semente de sucupira
Dica caseira: O chá ou pomada de sucupira é recomendado para artrose e reumatismo, contém propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e analgésicas que reduzem a inflamação das articulações, melhorando o bem-estar. Utilizado no tratamento de dores. 
A recomendação é de que o chá seja tomado preferencialmente fresco. 

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