O que está em alta

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Postura certa para dormir

Dormir bem é uma necessidade básica do ser humano, proporciona diversos benefícios em diferentes aspectos da nossa saúde, porém necessário manter sempre a coluna alinhada.

Para ter uma boa noite de sono de qualidade, é necessário que o corpo esteja em uma posição agradável, confortável e que sua coluna esteja alinhada é um fator importante.

Durante o momento de sono, os nossos músculos relaxam e nossa respiração desacelera, o que nos leva a um estado quase total de repouso. Nosso sistema imunológico se fortalece e alguns hormônios para a manutenção do nosso organismo são liberados com isso o corpo se fortalece. 

Manter a coluna sempre reta é a melhor maneira de conservá-la saudável durante a vida toda. A postura precisa ser mantida na hora de sentar, caminhar, deitado ou em pé parado.

O bom sono passa pela escolha correta do colchão, o colchão ideal é sempre aquele que tem capacidade de se moldar ao desenho da sua coluna vertebral, garantindo conforto para todas as regiões do corpo na hora de dormir. Importante também a escolha do travesseiro.

As duas posições abaixo que ajudam a diminuir e a prevenir as dores não só na região lombar, mas também no corpo todo na hora de dormir.

Deitado de lado:
Posição mais indicada, é a maneira mais saudável de descansar a coluna, onde a respiração é mais tranquila. Essa posição, em que o tronco e as pernas são relativamente esticados, ajuda a diminuir o refluxo ácido e como a coluna está alongada, afasta as costas e a dor no pescoço, ficando a coluna alinhada.

*De preferência usando dois travesseiros: um para a cabeça em uma altura suficiente para preencher o espaço entre a cabeça e o colchão; e com os joelhos levemente dobrados ou retos, outro travesseiro entre as pernas.
**Gestantes: indicado dormir virada para o lado esquerdo, porque melhora a circulação no corpo, impede que o feto e o útero sejam pressionados contra o fígado, que está do lado direito. 
***Observação: dormir de lado diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas, evitando roncos e apneia do sono.


De barriga para cima
:
Nessa posição o ideal é usar um travesseiro baixo ou médio assim a cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna cervical. Outro travesseiro deve ser colocado abaixo dos joelhos levemente dobrados para que possam descansar. Isso ajuda a alinhar os quadris. A cabeça levemente elevada nessa posição também é a melhor para a azia. 
Observação: esta não é a melhor posição para quem já sofre com dores na região lombar. Além do mais, ela pode provocar mais roncos e apneia do sono. 


Considerada a pior posição para dormir:

Deitado de bruços:

Essa não é a posição ideal para as costas e pescoço, mas algumas pessoas preferem dormir assim. Neste caso, o ideal é utilizar dois travesseiros baixos, um para a cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.


Evitar:
-Pessoas com problemas no joelho, anca ou ombros devem evitar dormir para o lado da lesão.
-Nunca dormir ou cochilar sentado em uma cadeira, poltrona ou deitado num sofá.

Antes de dormir: 
-Faça sempre refeições leves, evitar ingerir bebidas alcoólicas e café, pois estas bebidas atrapalham o sono.
-Faça alongamentos leves e flexione os ombros, pois isso diminui a tensão corporal, melhorando a postura 

Ao se levantar:
-Alongue o corpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário