O que está em alta

domingo, 4 de setembro de 2016

Joelho

O joelho é uma grande e complexa articulação; é formado por cartilagens e ligamentos, composto de quatro ossos: fêmur (na coxa), tíbia (na parte da frente da perna), fíbula (na parte de dentro do joelho) e patela (mais conhecido como “rótula” localizado na parte da frente do joelho), tendões, também bolsas repletas de líquido que ajudam a lubrificar a articulação.

É uma articulação muito instável e seu funcionamento depende do bom funcionamento de várias estruturas, e para que seja funcional ele conta com estruturas importantes de estabilização.

Uma dor na região é provocada pelo uso excessivo dos joelhos ou falta de preparo adequado para uma atividade física que exija muito da articulação.

Fatores da dor:
Falta de estabilidade de estruturas, desalinhamento da articulação e sobrecarga por exercício intenso ou por sobrepeso, traumática; decorrente de queda ou uma pancada durante uma atividade física, além do próprio desgaste do joelho (degenerativa), que tendem a ter a articulação mais vulnerável a lesões.

Sintomas:
Dor, inchaço, calor, dificuldade para se mover e até febre baixa são os sintomas mais comuns, seja na parte de dentro ou em todo o joelho. A palpação dessa região é muito dolorosa. 

Prevenção:
-Evite permanecer muito tempo em pé, sentado ou na mesma posição.
-Durma com travesseiro entre os joelhos.
-Utilize calçado adequado ao seu tipo de apoio e modalidade.
-Faça exercícios de pouco impacto que fortaleçam a musculatura; como caminhada, natação. Não abuse dos exercícios, comece devagar e respeite seus limites.
-Para pés chatos use palmilhas especiais.
-Manter o peso ideal para evitar sobrecarga no joelho; Faça uma dieta que previna sobrepeso e obesidade. 

As toxinas tendem a se acumular nos membros inferiores por causa da desaceleração da circulação. Os locais mais comuns são as partes de trás dos joelhos.

Auto Massagem
*Atrás dos joelhos:
Estique a penas depois de tapas na parte de trás do joelho de 09 a 18 vezes.
É extremamente eficaz na liberação de toxinas que acumulam neste ponto além de fortalecer. O organismo irá eliminá-las pela urina, pelas fezes e pelo suor.
Seja prudente ao calcular a força dos tapas e não exagere.
Repita o exercício no outro joelho.

*Na rótula:
Massageie até esta região ficar aquecida, pouco sangue circula nesta região e tende a ser bem vulnerável.
Depois massageie a rótula com movimentos para cima e para baixo; para a esquerda e para a direita em movimentos circulares (sentido horário e anti-horário). Essa técnica a fortalece muito.

IMPORTANTE:
*As quedas muitas vezes acontecem por causa de joelhos fracos.
*Massagear os joelhos melhora a estabilidade e a flexibilidade.
*A massagem deve ser aplicada por um profissional qualificado com um estudo bastante aprofundado.
*Caso a dor persistir, procurar um médico especialista para diagnosticar o problema e prescrever o tratamento correto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário