O que está em alta

domingo, 1 de janeiro de 2017

Fibromialgia

Doença crônica que afeta a musculatura causando dores por todo o corpo com uma evolução
que vai alternando períodos de melhora e períodos de grande crise com sensibilidade nas articulações, músculos e tendões.

Os surgimentos dos sintomas estão relacionados a uma condição de um estresse físico ou psicológico. 

CAUSA:

Possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso; desta maneira, nervos, medula e cérebro fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.

OUTRAS MANIFESTAÇÕES:

-Apresenta manifestações de cansaço, depressão, ansiedade e alterações intestinais.

-Distúrbios do sono, emocionais e dores de cabeça.

-Sensação de formigamento, inchaço nas mãos e pés, pernas e braços pesados, principalmente ao levantar da cama e rigidez muscular, falta de energia e dificuldade de concentração.

PREVENÇÃO:
-Exercícios físicos (caminhada, alongamento) melhoram a qualidade de vida e diminuem a intensidade das dores e a sensação de cansaço; a atividade física regular auxilia na prevenção das crises de dor. De preferência sempre com orientação e supervisão de um profissional.

-Procure posições confortáveis para sentar e deitar.

-Manter uma boa rotina de descanso, dormir o suficiente (08 horas) para estar descansado no dia seguinte e para melhorar a qualidade de sua saúde.

-Controlar e procurar reduzir o estresse diário.

-Seguir uma alimentação balanceada

-Evitar o consumo de álcool, cigarros e tomar café antes de dormir.

  

MASSAGEM: 
Ajuda muito no tratamento; no fortalecimento da musculatura, estrutura psicológica e emocional. Melhorando a qualidade da saúde e mantendo o controle da enfermidade.

Procurar entender o que é a doença; tirar e acabar com pensamentos negativos, isso ajuda muito a combater os sintomas. Deve encorajar-se e vencer a indisposição.

Com muita força de vontade, a maioria dos pacientes com fibromialgia melhoram dos seus sintomas e conseguem manter uma vida ativa e com qualidade. 

IMPORTANTE: O tratamento deve ser multidisciplinar, atividade física, acompanhamento psicológico, médico e massagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário